quinta-feira, 29 de julho de 2021

REUNIÃO: Comissão de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia/PE com a Secretária Especial de Assuntos Indígenas Município de Petrolândia, PE


 REUNIÃO: 

Comissão de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia/PE com a Secretária Especial de Assuntos Indígenas Município de Petrolândia, Pernambuco


      A Comissão de Famílias Indígenas Pankararu da cidade de Petrolândia realizou uma visita à Secretária Especial de Assuntos Indígenas Município de Petrolândia (PE) Sidimágna Bezerra Batalha, para entregar o Ofício Nº 01/2021 e o relatório da reunião de famílias Pankararu residentes na cidade de Petrolândia (área rural e urbana), realizada no dia 23 de julho de 2021 no salão Paroquial São Francisco.

       Na ocasião, a Comissão informou da necessidade e importância do diálogo e reuniões sistemáticas da gestão municipal com as populações indígenas que vivem no município, para tratar das condições de acesso às políticas públicas.

Os indígenas que compõem a comissão destacam a necessidade de fortalecimento de uma agenda conjunta entre o poder municipal e as famílias indígenas  que oportunizem participação  ativa da construção de políticas públicas para população indígena que vive neste município, especialmente nesta conjuntura de Pandemia de Covid 19.

A comissão solicitou o apoio e participação da secretária na reuniões das famílias indígenas Pankararu para ouvir e conhecer as particularidades, bem como, apresentar qual é o plano e as ações previstas da gestão municipal da secretaria voltadas às famílias indígenas que vivem na cidade e área rural de Petrolândia. 

Na ocasião, também foram apresentadas as principais demandas levantadas pelas famílias indígenas que constam no relatório da reunião do dia 23 de julho de 2021:


1. Defesa dos direitos próprios da afirmação da identidade étnica na cidade;

2. Luta pela superação dos preconceitos e sinais de racismo institucional que atinge, fere a vida indígena e bloqueia o acesso às políticas sociais de indígena que encontra-se na cidade;

3. Diálogo, trabalho e apoio com as lideranças tradicionais do nosso povo e pautar junto à gestão pública municipal e Funai, a realização do mapeamento quantitativo e diagnóstico situacional das condições de vida e acesso às políticas públicas no município de Petrolândia/PE.


Convictos de que contaremos com apoio e a devolutiva do governo municipal, agradecemos a atenção da secretária e o retorno para esse processo de organização. 


Estamos aqui e sabemos de onde somos, por que viemos. Permanecemos vinculados aos nossos territórios de origem por nosso sangue, pela cultura, nossas crenças e pelos nossos costumes. Somos Indígenas Pankararu, no campo e na cidade! nossa força ancestral e nossa fé nos guia e nos protege por onde formos! 
   

 

Comissão de Famílias Indígenas Pankararu em Petrolândia/PE

Elizangela Cardoso de Araújo

Toni Marcos de Souza lima

Cristino Alexandre s. De Melo

Wilkelly Amália F. Capistrano

Edson Araújo Lima

Roseane Maria.de Souza

Osiane Maria da Silva

FOTOS DA REUNIÃO








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buchada na alimentação tradicional Pankararu

  D A  N E C E S S I D A D E   A O   C U I D A D O   E    M U I T O   G O S T O   N O   B O M    P R E P A R O Buchada na alimentação tradic...