sábado, 7 de agosto de 2021

Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia, PE (COFIPPE)

Reunião do Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia, PE (COFIPPE)


A vida indígena fora dos territórios de origem é muito desafiadora. Nós, Famílias indígenas Pankararu residentes na área urbana e rural de Petrolândia, PE realizamos mais um encontro no salão Paroquial São Francisco neste dia 07 de agosto de 2021, das 15h às 17h para dialogar sobre esses desafios. Participaram do encontro, 32 indígenas Pankararu. 


O objetivo do encontro foi levantar demandas, promover diálogo, planejar ações de acolhimento e apoio entre nossas famílias, e fortalecer estratégias de trabalho coletivo.


Durante o encontro, os parentes Pankararu trataram o poder da memória, da história, do poder da fala dos nossos nossos mais velhos. O Tio Antônio de Dé destacou a importância desse espaço como uma necessidade histórica do nosso povo que vive em Petrolândia e seu filho, nosso primo Geninho descreveu características de como se dá o movimento de saída das aldeias e nossos retornos contínuos, como prática de fortalecimento da nossa história e identidade. 

Também tratamos da importância da presença indígena em espaços de controle social e participação ativa no diálogo com a gestão municipal e demais órgãos do poder público responsáveis pela gestão das políticas públicas.


É urgente a construção de uma agenda pública que possibilite a documentação no âmbito institucional da presença indígena na cidade, como a realização de diagnósticos e levantamentos sobre as condições de vida das famílias indígenas e o acesso às políticas públicas.


Na ocasião, definimos nossa articulação como um coletivo: Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia, PE - COFIPPE, e a realização das reuniões ocorrerão quinzenalmente.

Foram definidas funções e atividades para a Comissão representativa do Coletivo COFIPPE, entre elas: elaborar e entregar relatórios e documentos comunicativos e reivindicativos para a gestão municipal, apresentando demandas das famílias indígenas a serem dialogadas para definir metas do plano municipal de gestão. 

O encontro também contou com a participação de parentes indígenas Pankararu residentes em assentamentos rurais dos municípios de Floresta e Tacaratu.

Estamos aqui e sabemos de onde somos, por que viemos. Permanecemos vinculados aos nossos territórios de origem por nosso sangue, pela cultura, nossas crenças e pelos nossos costumes. Somos Indígenas Pankararu, no campo e na cidade! nossa força ancestral e nossa fé nos guia e nos protege por onde formos! 
   

Comissão de Famílias Indígenas Pankararu em Petrolândia/PE - COMFIPPE

 

Toni Marcos de Souza lima

Wilkelly Amália F. Capistrano

Roseane Maria.de Souza

Osiane Maria da Silva

Elizângela Cardoso de Araújo


FOTOS DO ENCONTRO




























  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buchada na alimentação tradicional Pankararu

  D A  N E C E S S I D A D E   A O   C U I D A D O   E    M U I T O   G O S T O   N O   B O M    P R E P A R O Buchada na alimentação tradic...