segunda-feira, 19 de julho de 2021

Existem indígenas na cidade de Petrolândia, PE?

 


Sim, existem milhares de indígenas em Petrolândia!


Entre as evidências da nossa presença, temos diversas fontes de dados no contexto contemporâneo.  É presença originária de resistência histórica de séculos enfrentando a  destruição física e cultural própria do processo colonizador.

Importante reforçar que os dados oficiais não representam a grandeza da presença indígena no Brasil, no Nordeste, da diversidade culturais dos povos. Mas são indicativos importantes da necessidade do levantamento e contagem da situação contemporânea que possam garantir o retrato mais próximo da realidade.


Podemos destacar o caso dos dados do Cadastro Único, como porta fundamental para acesso a programas sociais.

Qual o número de indígenas inscritos no Cadastro Único no Município de Petrolândia, PE, você sabe? 

Número de Famílias indígenas cadastradas: 974 

Número de Famílias indígenas beneficiárias do Programa Bolsa Família: 665[1]

 

 Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. 

Quem deve estar inscrito no Cadastro Único? Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda: Que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou Que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l. 

(Disponível em: Cadastro Único).


Sim, existem indígenas de diferentes etnias em Petrolândia! 


Elizângela Cardoso Pankararu

Assistente Social, Coletivo Indígena Aroeira

[1] Mês de referência do dados: 04/2021. Disponível em:  https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/relatorio.php#Vis%C3%A3o%20Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buchada na alimentação tradicional Pankararu

  D A  N E C E S S I D A D E   A O   C U I D A D O   E    M U I T O   G O S T O   N O   B O M    P R E P A R O Buchada na alimentação tradic...