segunda-feira, 19 de julho de 2021

Sim, indígenas estão na cidade!

 

Foto: Arquivo pessoal de Eliz Pankararu, Família indígena Pankararu de Antônia Sabina no Grande Ninho, na área urbana de Petrolândia PE. 


 Sim, indígenas estão na cidade! 



Sim, vivemos no campo, em assentamentos rurais e urbanos, nas aldeias, nas terras demarcadas, em luta por demarcação de nossas Terras.

 O Coletivo Aroeira é formado por indígenas do Povo Pankararu. Nós temos residência na cidade de Petrolândia, sertão de PE. Nossa história é de múltiplos deslocamentos e agrupamentos. Desde nossa infância, vivemos saindo e retornando para nossa aldeia de origem, para a margem do Rio São Francisco em tempos de longa estiagem, quando não tínhamos condições de produzir em nossas roças. Migramos diversas vezes para área rural e urbana nas cidades de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu Pernambuco, são muitas idas e voltas.

Sair da aldeia onde crescemos, onde vivemos, onde ainda está maior parte da nossa rede de parentesco faz parte da necessidade de trabalho, estudo, acesso aos serviços de saúde, educação. Manter nosso vínculo com nosso território é para nós, a força da nossa identidade, é nosso vínculo com nossa história, é respeitar nossos antepassados, viver nossa cultura, estar com nossos parentes.


Onde estamos, buscamos ficar juntos, juntas em coletivos. Em família cuidamos dos nossos idosos, nossos filhos, de nós. Os desafios de sair da nossa casa mãe é enfrentado de forma coletiva, quando ficamos sós, sofremos, adoecemos.

Esta página tem como objetivo, compartilhar momentos e características da realidade de famílias indígenas que residem na área rural e urbana de Petrolândia, PE.

Sou Elizângela Cardoso, Eliz Pankararu! Sou assistente social e faço parte do Coletivo de Indígenas Pankararu Aroeira. Com minha família e a partir da nossa organização apresentaremos por aqui, traços da nossa História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buchada na alimentação tradicional Pankararu

  D A  N E C E S S I D A D E   A O   C U I D A D O   E    M U I T O   G O S T O   N O   B O M    P R E P A R O Buchada na alimentação tradic...