quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Encontro Núcleo Aldeia do Coletivo Aroeira

 

Encontro da família AROEIRA 

Núcleo aldeia Bem Querer de Cima



     O nosso terreiro em festa!

   Dia em que nossas famílias conversam e definem passos de formação e organização para 2022. Especialmente, ampliação e fortalecimento das atividades de proteção da força ancestral das mulheres indígenas Pankararu núcleo urbano, assentamento e aldeia com o apoio e parceira do Fundo Elas+.🏜🌳

      O Coletivo Aroeira é espaço de organização, formação e apoio de famílias indígenas Pankararu que vivem em espaço urbano, assentamentos rurais e na Aldeia Bem Querer de Cima.


    A vida indígena no Sertão de Pernambuco é marcada por processos contínuos migratórios, idas e voltas, construção de novos territórios pelas famílias na busca de trabalho, água e proteção das tradições, dos laços de parentesco e unidade étnica.

Com o objetivo de fortalecer o protagonismo das mulheres através do fortalecimento da relação ancestral afrodescendente e indígena, passamos a realizar atividades formativos e de mobilização.

Com o tema: A força do poder ancestral das mulheres Pankararu: PROTEÇÃO DA MEMÓRIA E FORMAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS PANKARARU NA CIDADE E NA ALDEIA o projeto do Coletivo Aroeira foi aprovado pelo Edital Mulheres em Movimento 2021: fortalecendo a solidariedade e confiança, Fundo Elas +.

O coletivo Aroeira amplia as atividades de formação de equipes de mulheres multiplicadoras e intensifica as ações de mobilização e formação de famílias pela proteção dos direitos sociais indígenas no campo e na cidade, nas aldeias e assentamentos rurais da região de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu. 

 


FOTOS DO ENCONTRO















































Nova identidade visual do Coletivo Aroeira

 



Nova cara da identidade visual do nosso coletivo chega para reafirmar os símbolos da nossa identidade étnica, nossa história!

A árvore simboliza o poder de viver na terra gerando mais e mais vida! As cores marrom de fundo é nossa terra, nosso chão. O branco representa o respeito pelas tradições do nosso povo, fazendo referência ao barro branco tão forte nos rituais. O círculo  como representação do ciclo de viver se renovar em cada tempo e lugar que passamos.
🏹🏹🏹
Aroeira é para nós cura, cuidado, recomposição orgânica da vida, da saúde de corpo e da alma. Proteção!
🏹🏹🏹
Nossos agradecimentos às nossas mais velhas mulheres Guerreiras que nos inspiram e constroem a ideia cheia de significados e ao trabalho de Maxwell Medeiros que traduziu nosso sentimento em arte.


Encontro: Alimentação tradicional Pankararu



         O Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu em conjunto com o Coletivo Aroeira realizaram no dia 05 de dezembro de 2021 um grande encontro de celebração e avaliação do trabalho do COFIPPE em 2021!
🏹🏹🏹🌳🌳🌳
       COFIPPE é um espaço que reune diferentes redes de parentesco Pankararu residentes na cidade e em assentamentos rurais de Petrolândia, Tacaratu e Floresta. Tornou-se um espaço de articulação, diálogo e formação muito importante para nós em muitas dimensões das nossas vidas como foi apresentado nos depoimentos d@s parentes Pankararu durante o encontro. 
     Na ocasião, realizamos a abertura com o tema: Alimentação tradicional Pankararu, considerando que o cotidiano da produção alimentar da vida na cidade e nos assentamentos é marcada pelo respeito e reprodução de tradições próprias da cultura Pankararu. É o plantio e consumo familiar cotidiano da batata, da macaxeira, dos produtos da cana (caldos, doces, rapaduras, açúcar). Dos grãos produzidos na terra indígena e adquiridos nas relações de troca das feiras locais.
      A presença de famílias indígenas nas feiras, moradoras das aldeias, da cidade e dos assentamentos permitem a interação constantes nas redes inter-étnicas e de parentesco. Possibilita a troca de produtos advindos da terra indígena como tapioca, beju, feijão seco, verde, frutas, e a interação de troca com produtos artesanais da cidade: roupas, calçados, artesanato de barro, de ornamentação, produtos de tecelagem.

      O momento proporcionou o diálogo sobre os sentidos e a memória sobre a alimentação tradicional das nossas famílias, as comidas de única panela, quentes e intensas no tempero e na força. Foi dia das mulheres falarem da habilidade com o preparo dos doces e comidas para toda família. Suco de caju e acerola bem geladinho para o calor desse sertão nosso
       Foi um dia incrível! Muito debate sobre identidade, organização social, reconhecimento, trabalho coletivo, resistência, vida na cidade e proteção da nossa história. 
Um dia muito importante para fortalecer o vínculo entre nossas famílias. Dia de grande  aprendizado.
Este ano COFIPPE e Aroeira, ao reunirem diversas famílias que residem na área rural e urbana, realizou atividades com o objetivo que fortalecer o nosso povo na afirmação da nossa identidade, na organização e reivindicação de políticas públicas. Foi um ano muito difícil para todos nós, muito "nãos" recebidos, muitos preconceitos ainda persistem. Mas continuamos unidos e unidas como um povo indígena forte e de luta! 
     Somos indígenas Pankararu e estamos em diversos territórios. Cada passo dado é uma conquista, é respeito e protecção da nossa história e direito de estarmos juntos e nos apoiando para superarmos as dificuldades e desigualdades históricas.
Foi um lindo encontro neste dia 05 de dezembro de 2021. Avaliação e olhar para frente! 
        Que 2022 seja um ano de garra e muitas realizações!


 














































Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira

 ARTE EM MADEIRA PANKARARU Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira A arte Pankararu representa nossa ancestrali...