ARTE EM MADEIRA PANKARARU
Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira
A arte Pankararu representa nossa ancestralidade, modo de viver, nossa fé e tradição
Nesta edição, o Boletim Aroeira Pankararu apresenta a arte do Mestre Ricardo Gomes Cardoso, da Aldeia Bem Querer de Cima, Jatobá, Pernambuco.
Ricardo é filho de Marina e José Genésio. Pankararu originário da aldeia Bem Querer de Cima, Jatobá, PE. Nasceu no dia 23 de março de 1979 onde reside desde seu nascimento.
Ricardo produz sua arte em madeira. Iniciou seu trabalho artístico como aprendiz do Mestre Marcelo de Itaparica. O primeiro aprendizado foi desenhar a arte, iniciando com o desenho de um peixe. Quando pequeno, trabalhava com a argila na pequena olaria do avô Genésio. Desejava trabalhar com barro/argila, mas viu experiências da fragilidade da argila para deslocamento. Ao ver uma arte em argila de cobra quebrando em ocasião de compra, decidiu trabalhar com madeira, pela segurança e habilidade que desenvolvia.
Artista membro do Coletivo Aroeira, expõe sua arte na sede da Associação de mesmo nome, localizada na aldeia Bem Querer de Cima, terra indígena Pankararu. Um grande contador de história do nosso povo, das tradições e detentor de saberes ancestrais Pankararu.
Ricardo é mestre do trabalho em madeira, preparando símbolos da nossa tradição e do nosso território, como os bichos da caatinga.
Acesse o boletim completo em: Boletim Ricardo Pankararu
Nenhum comentário:
Postar um comentário