segunda-feira, 25 de julho de 2022

Encontro do Coletivo de Famílias indígenas Pankararu de Petrolândia (COFIPPE)

 Um dia muito importante para o Coletivo de Famílias indígenas Pankararu de Petrolândia, PE

(COFIPPE)



Em Petrolândia, PE o Coletivo de Famílias indígenas Pankararu (COFIPPE), reuniu-se com lideranças do nosso povo. Nesse dia 24 de julho de 2022, pela manhã, abrimos as atividades com a presença mais que especial de Dora Pankararu partilhando a experiência de luta vivida com os parentes em São Paulo. Um aprendizado profundo com essa mulher guerreira. À Dora, Nossos mais preciosos agradecimentos.

Maria das Dores da Conceição Pereira compartilhou conosco uma história de sabedoria e muita resistência. Nas palavras de Dôra: “Percebemos que se a gente não se organizasse como família, como povo indígena, comunidade, as pessoas jamais iriam nos respeitar por aquilo que a gente era”  "Dôra nasceu na aldeia, em 1975, viveu em São Paulo por 28 anos, formou-se em Pedagogia, foi Conselheira Nacional de Política Cultural e Membro do Colegiado Setorial de Cultura Indígena no MINC, Conselheira Indígena no Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Estado de São Paulo, trabalhou na Casa de Saúde Indígena de São Paulo e na Cáritas Diocesana de Campo Limpo. Regressou a seu território tradicional em 2014 onde trabalha como professora na Escola Estadual Indígena Santa Inês da Tapera".

Foi um momento de diálogo, de conhecer forma de organização e luta dos parentes indigenas Pankararu em contexto urbano da grande São Paulo.

Destacamos a importância  da participação dos Caciques José Auto e Raulive e também de  Antônio Carlos, presidente do Conselho de saúde indígena Pankararu no debate sobre nosso trabalho, com reflexões e contribuições valiosíssima  para nosso fortalecimento. 


Pela tarde também tivemos a aula inaugural do curso indígenas e  políticas sociais, realizado por COFIPPE e Aroeira, que acontece como etapa preparatória do nosso etnodiagnostico e Etnomapeamento para documentar sobre onde estamos e qual a situação das nossas famílias indígenas Pankararu em Petrolândia. 


O Etnomapeamento e etnodiagnostico é uma demanda urgente e constitui-se como projeto nosso que conta com o apoio da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos, Edital Mobilização em Defesa dos Espaços Cívicos e da Democracia 2022 e Fundo Elas+ 2021, subsidiando as condições objetivas para essa tarefa como a garantia de espaço físico, logística, alimentação, material didático, ajuda de custo para equipe de educadores. 

Seguimos firmes na luta! 

Agradecemos imensamente o apoio e presença de nossas lideranças e temos grande honra viver esse momento no dia de hoje.


**(Leia mais em: OUTRAS PALAVRAS, Trincheiras indígenas: os Pankararu na favela paulista).


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buchada na alimentação tradicional Pankararu

  D A  N E C E S S I D A D E   A O   C U I D A D O   E    M U I T O   G O S T O   N O   B O M    P R E P A R O Buchada na alimentação tradic...