domingo, 14 de janeiro de 2024

Boletim Aroeira Edição Especial

 CASA DE FARINHA
Dia de farinhada!


Fotos: indígena José, Casa de Farinha da família de José de Genésio e Marina, 
 Aldeia Bem Querer de Cima, Terra Indígena Pankararu, Jatobá, PE. abril de 2023.


     A casa de farinha é um lugar do preparo que movimenta muito da nossa história indígena. É lugar de ver e fazer fartura no calor do fogo a lenha. 

     Dia de fazer farinha é um momento do encontro entre famílias: com nossas mães, tias, pais, tios, primos, avós, avôs e primas, juntos e distribuídos em diferentes tarefas. É o movimento da nossa ancestralidade, do preparo do alimento para todos.

O Coletivo Aroeira apresenta a primeiro Boletim/2024. Este é um material de documentação da nossa memória, do que somos, produzimos e faz parte da nossa alimentação tradicional.

Nosso primeiro tema é a mandioca e seus derivados, a farinha e o bejú (beiju) a partir da vivência da casa de farinha.

O principal objetivo deste boletim é contribuir com a reafirmação do valor nutricional e cultural que a mandioca tem entre nós indígenas Pankararu, oferecendo momentos de diferentes encontros e trabalho coletivo, do momento do plantar ao transformar a mandioca em alimento para consumo direto e a troca.


Para acessar o arquivo do Boletim Boletim Aroeira Jan.2024 Casa de Farinha

Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira

 ARTE EM MADEIRA PANKARARU Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira A arte Pankararu representa nossa ancestrali...