domingo, 14 de janeiro de 2024

Boletim Aroeira Edição Especial

 CASA DE FARINHA
Dia de farinhada!


Fotos: indígena José, Casa de Farinha da família de José de Genésio e Marina, 
 Aldeia Bem Querer de Cima, Terra Indígena Pankararu, Jatobá, PE. abril de 2023.


     A casa de farinha é um lugar do preparo que movimenta muito da nossa história indígena. É lugar de ver e fazer fartura no calor do fogo a lenha. 

     Dia de fazer farinha é um momento do encontro entre famílias: com nossas mães, tias, pais, tios, primos, avós, avôs e primas, juntos e distribuídos em diferentes tarefas. É o movimento da nossa ancestralidade, do preparo do alimento para todos.

O Coletivo Aroeira apresenta a primeiro Boletim/2024. Este é um material de documentação da nossa memória, do que somos, produzimos e faz parte da nossa alimentação tradicional.

Nosso primeiro tema é a mandioca e seus derivados, a farinha e o bejú (beiju) a partir da vivência da casa de farinha.

O principal objetivo deste boletim é contribuir com a reafirmação do valor nutricional e cultural que a mandioca tem entre nós indígenas Pankararu, oferecendo momentos de diferentes encontros e trabalho coletivo, do momento do plantar ao transformar a mandioca em alimento para consumo direto e a troca.


Para acessar o arquivo do Boletim Boletim Aroeira Jan.2024 Casa de Farinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buchada na alimentação tradicional Pankararu

  D A  N E C E S S I D A D E   A O   C U I D A D O   E    M U I T O   G O S T O   N O   B O M    P R E P A R O Buchada na alimentação tradic...