sexta-feira, 22 de outubro de 2021

INDÍGENAS PANKARARU DO COFIPPE E AROEIRA PARTICIPAM DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PETROLÂNDIA

 




Nós, indígenas Pankararu Genivaldo Francisco Sá e Elizângela Cardoso de Araújo participamos hoje (22/10/2021) da Conferência Municipal de Saúde do município de Petrolândia, como representantes do nosso Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia (COFIPPE).  

Nossa participação foi muito importante para defender demandas coletivas e históricas das nossas famílias residentes no município. Dos 2.857 indígenas inscritos no Cadastro Único de Petrolândia, 50% residem na área urbana e 50% na área rural. Desse total, maior número é de indígenas Pankararu, correspondendo a 2.322, representando o percentual de 81%

A  inclusão de ações para saúde indígena em contexto urbano, e a garantia de uma gestão democrática que conte com nossa participação é fundamental para superar a ausência de políticas públicas especializadas e adequadas às nossas demandas.

Propostas discutidas e feitas previamente pela nossa articulação com companheiros quilombolas foram apresentadas e defendidas em todos os eixos sendo aprovadas 03 específicas nos seguintes: I - Saúde da Atenção  Básica a especializada; III - Planejamento e Orçamento; e eixo IV - Vigilância em Saúde.

Propostas aprovadas:

 1: Fornecer assistência conjunta entre município órgãos competentes que englobam indígenas e quilombolas através de portarias e convênios; 
2. Realização de diagnóstico em saúde do perfil epidemiológico de povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas em contexto rural e urbano);
3. realizar parceria com o governo do estado de Pernambuco para realização de ações em educação continuada sobre o trabalho em saúde com povos e comunidades  tradicionais (indígenas e quilombolas) para trabalhadores do SUS.

A nossa participação na conferência é um passo muito importante nesse processo de dar visibilidade à nossa existência no contexto urbano e rural, bem como, ter vez e voz nos debates e na deliberação voltada ao planejamento e gestão da política pública de saúde no município. 
Hoje também encontramos dois parentes Pankararu, conselheiros de conselhos de saúde que são referências para nossa luta e nosso aprendizado sobre participação social.




Fotos



Foto: Genivaldo e Elizângela com a parente Josenilda Marques Pankararu de Brejinho da Serra


Foto: Genivaldo, Elizângela com o parente Antônio Carlos Barros Pankararu, presidente do Conselho distrital de saúde indígena Pernambuco, conselheiro do Conselho estadual de saúde de Pernambuco . 








REUNIÃO COFIPPE - 21 DE OUTUBRO DE 2021

 
Foto: Famílias Indígenas Pankararu

O Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia (COFIPPE) realizou mais uma reunião no dia 21 de outubro/2021 no salão Paroquial São Francisco para planejar as atividades de novembro. 
O COFIPPE reafirma-se como espaço de acolhida, apoio, formação e orientação das famílias indígenas residentes em Petrolândia. 
Neste mês de outubro passamos a realizar atendimentos semanais para orientar as famílias e dialogar sobre o significado dos nossos vínculos com o território de origem, nossas tradições e rede de parentesco. 
A realização desse trabalho reafirma entre nós a importância do respeito, a busca por orientações e apoio dos nossos caciques e das nossas lideranças tradicionais de nossas aldeias. 
O COFIPPE tem sido espaço muito importante para as famílias que vivenciaram a necessidade de sair da aldeia para morar nas áreas urbana e rural de Petrolândia, principalmente diante das dificuldades e preconceitos persistentes nas relações contemporâneas.  
Nosso primo Genivaldo Francisco Sá (Geninho) organizou nesse dia, a fala sobre a proteção da nossa história, das nossas memórias ancestrais que estão vivas em nossas trajetórias.

Elizângela Pankararu (Eliz)



FOTOS DA REUNIÃO


















Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira

 ARTE EM MADEIRA PANKARARU Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira A arte Pankararu representa nossa ancestrali...