Nós, indígenas Pankararu Genivaldo Francisco Sá e Elizângela Cardoso de Araújo participamos hoje (22/10/2021) da Conferência Municipal de Saúde do município de Petrolândia, como representantes do nosso Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia (COFIPPE).
Nossa participação foi muito importante para defender demandas coletivas e históricas das nossas famílias residentes no município. Dos 2.857 indígenas inscritos no Cadastro Único de Petrolândia, 50% residem na área urbana e 50% na área rural. Desse total, maior número é de indígenas Pankararu,
correspondendo a 2.322, representando o percentual de 81%.
A inclusão de ações para saúde indígena em contexto urbano, e a garantia de uma gestão democrática que conte com nossa participação é fundamental para superar a ausência de políticas públicas especializadas e adequadas às nossas demandas.
Propostas discutidas e feitas previamente pela nossa articulação com companheiros quilombolas foram apresentadas e defendidas em todos os eixos sendo aprovadas 03 específicas nos seguintes: I - Saúde da Atenção Básica a especializada; III - Planejamento e Orçamento; e eixo IV - Vigilância em Saúde.
Propostas aprovadas:
1: Fornecer assistência conjunta entre município órgãos competentes que englobam indígenas e quilombolas através de portarias e convênios;
2. Realização de diagnóstico em saúde do perfil epidemiológico de povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas em contexto rural e urbano);
3. realizar parceria com o governo do estado de Pernambuco para realização de ações em educação continuada sobre o trabalho em saúde com povos e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) para trabalhadores do SUS.
A nossa participação na conferência é um passo muito importante nesse processo de dar visibilidade à nossa existência no contexto urbano e rural, bem como, ter vez e voz nos debates e na deliberação voltada ao planejamento e gestão da política pública de saúde no município.
Hoje também encontramos dois parentes Pankararu, conselheiros de conselhos de saúde que são referências para nossa luta e nosso aprendizado sobre participação social.
Fotos
Foto: Genivaldo e Elizângela com a parente Josenilda Marques Pankararu de Brejinho da Serra
Foto: Genivaldo, Elizângela com o parente Antônio Carlos Barros Pankararu, presidente do Conselho distrital de saúde indígena Pernambuco, conselheiro do Conselho estadual de saúde de Pernambuco .
Nenhum comentário:
Postar um comentário