terça-feira, 19 de julho de 2022

ESTUDO DA ETNO ECONOMIA e EXPERIÊNCIAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA O ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES QUE ATINGEM OS POVOS INDÍGENAS DA ÁREA URBANA

 



Foto: Primeiro dia de aula do curso, Arquivo Aroeira, 2022.


Em janeiro de 2022, com apoio do Fundo Elas+, o Coletivo Aroeira de Indígenas Pankararu realizou a primeira etapa do minicurso: Saber tradicional, economia solidária e etno economia.


Promovemos momentos de estudo, de conhecimento e diálogo sobre nossas práticas de produção social, relações de troca e solidariedade no contexto urbano é uma forma de resistência.


Redes de solidariedade e interações etnoeconômicas e interétnicas são importantes considerando que maior parte de nossas redes de parentesco vivem as situações próprias da desigualdade social, da condição de informalidade e pouco acesso às instituições de formação para o trabalho/emprego e acesso à renda em contexto tipicamente capitalistas como os centros urbanos e médias cidades.

As expropriações que atingem os povos indígenas, escassez de recursos, os processos migratórios compulsórios causados pelos grandes empreendimentos caracterizam o empobrecimento de muitas famílias que vivem nas cidades.

Nossa organização, luta e proteção dos direitos sociais e direitos humanos envolve a necessidade de estudo, formação para encontrar caminhos de superação dos preconceito e enfrentamento das sequelas das desigualdades sociais.








Nosso Instagram: <https://www.instagram.com/aroeira_pankararu/>

Endereço para contato - E-Mail:  <aroeiraindigenaspankararu@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Buchada na alimentação tradicional Pankararu

  D A  N E C E S S I D A D E   A O   C U I D A D O   E    M U I T O   G O S T O   N O   B O M    P R E P A R O Buchada na alimentação tradic...