sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Encontro do Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia (COFIPPE)

A IMPORTÂNCIA DE ACOLHER E FORTALECER AS FAMÍLIAS INDÍGENAS PANKARARU DA CIDADE DE PETROLÂNDIA 


Coletivo de Famílias Indígenas Pankararu de Petrolândia (COFIPPE) segue firme e forte a cada encontro e partilha. 

Neste dia 20 de agosto de 2021, nos reunimos no Salão Paroquial São Francisco para dialogar sobre a necessidade de estudo sobre as mudanças na história da relação entre o poder público e populações indígenas, mudanças políticas e econômicas da sociedade brasileira.

No encontro tivemos um bom debate sobre o tema RESPEITO como uma palavra muito potente nessa conjuntura. Viver na cidade é viver os desafios do enfrentamento ao racismo institucional e ao desrespeito.

As palavras ESTUDO e SABEDORIA destacaram-se hoje. Precisamos estudar as leis do sistema jurídico relacionado aos povos indígenas sem esquecer da sabedoria dos nossos mais velhos.

É urgente superar o desconhecimento da sociedade em geral sobre as transformações da vida indígena, especialmente no Nordeste. Os povos indígenas transformam-se, criam e recriam seus modos de vida e seus territórios. 

O desconhecimento dessas transformações é a base dos preconceitos que atingem a vida indígena de quem está fora das aldeias de origem. É realidade que faz parte dos processos excludentes que marcaram gerações e gerações, impondo condições de humilhação e opressão aos nossos povos. 

Foram encaminhadas propostas da atividades e momentos de diálogo e formação com nossas famílias, como fundamental para manter viva a memória da nossa história.

Quando fortalecemos a nossa formação e a das nossas novas gerações, também nos preparamos para enfrentar coletivamente o racismo que adentrou em nossa sociedade.

hoje dialogamos sobre a sabedoria que precisa nos acompanhar no nosso processo social e educativo, o olhar atento ao que está ao nosso redor para não aceitação de nenhuma condição de opressão ou subalternidade. Importância de estamos unidos, fortes e sábios para conhecer quem e o que está nos fortalecendo e o que pode nos enfraquecer. 

Viver na cidade e na zona rural fora da aldeia é uma luta constante contra o preconceito e racismo. 


Comissão de Famílias Indígenas Pankararu em Petrolândia/PE - COFIPPE

 

Toni Marcos de Souza lima

Wilkelly Amália F. Capistrano

Roseane Maria.de Souza

Osiane Maria da Silva

Elizângela Cardoso de Araújo


FOTOS DO ENCONTRO











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira

 ARTE EM MADEIRA PANKARARU Ricardo Gomes Cardoso, indígena Pankararu, Mestre da arte em madeira A arte Pankararu representa nossa ancestrali...